Páginas

domingo, 27 de maio de 2012

Bem casado – curiosidades

Bem casado é o nome que se dá ao doce feito de duas metades de pão de ló recheadas tradicionalmente com doce de leite ou baba de moça, com uma cobertura fina de açúcar. Sendo assim, uma adaptação do casadinho português ao paladar brasileiro. bem-casados[1]
Algumas fontes afirmam que o doce surgiu há mais de um século, inspirado no famoso alfajor (que tem sua origem na cozinha árabe, e seu nome original, “al-hasu”, significa recheado, pleno, completo).
Servido como lembrancinha de casamentos, as duas massas unidas pelo recheio representam o casal unindo-se pelo amor e respeito mútuo. Acredita-se que oferecê-lo aos convidados da festa, traz boa sorte e prosperidade na vida do casal, assim como abençoa os convidados com esta mesma felicidade.
A grande variedade de embalagens permite que ele se adapte perfeitamente a qualquer ocasião, partindo do clássico papel crepom com fita de cetim até saquinhos de juta com cordão de ráfia.bem-casado-para-levar-tecido-de-poa-atelie-fabiola-toschi
Além de ser a lembrancinha mais tradicional em casamentos, costuma ser servido em bodas de prata ou de ouro e acabou por se popularizar, assumindo novas versões:
Bem nascido (maternidade e batizados) - Dar boas vindas ao bebê, desejando-lhe vida feliz e saudável.
foto-bem-casado-2_4Bem jovem (debutantes) - Para compartilhar a juventude eterna.
Bem vivido (aniversários) - As bênçãos por mais um ano vivido.
Bem formado (formaturas) - Desejar sucesso e prosperidade na carreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário